Complexo de
Uso Misto
Desenvolvimento
Privado
Programa
Complexo de Uso Misto
Localização
Privado
Status
Ideia
Ano
2022 - 2023
O empreendimento de uso misto foi concebido dentro das instalações de um tradicional clube de golfe da cidade. Seu propósito é duplo: resgatar a relevância histórica do clube na sociedade e revitalizar a região, que atualmente não atinge todo o seu potencial. O complexo abrange moradias, hotelaria, lojas e a reestruturação dos edifícios existentes no clube.
O projeto organiza-se em setores: Uso Misto, Clube e Residencial.
O primeiro contato com o complexo ocorre por meio da edificação de uso misto, cujo acesso foi modificado para acomodar os diversos fluxos de veículos e pedestres. Essa estratégia visa ativar o espaço frontal do lote em diferentes horários, seja através das lojas no térreo ou da hotelaria presente na torre.
A volumetria da edificação estabelece uma conexão com as construções já existentes por meio de dois movimentos principais: o escalonamento, que aproxima a altura da casa pré-existente, e a flexão da barra, que orienta o observador para o interior do complexo.
As edificações históricas foram preservadas, pois têm significado afetivo e relevância para os membros do clube. A decisão de mantê-las junto às novas construções reforça o compromisso de preservar a história do clube registrada em suas terras. Essas estruturas abrigarão os espaços comuns para os condôminos e membros do clube.
Um dos edifícios pré-existentes é de estilo modernista, com uma estrutura regular que permite uma ocupação desimpedida de seu interior. Esse edifício abriga atividades internas, como piscina aquecida, sauna, salas de massagem, academia, sala de recreação infantil, sala de jogos e um salão de festas para eventos maiores.
Dentro do perímetro do clube, encontra-se um lago de interesse paisagístico que abrange toda a cidade. A proposta para essa área é qualificar o espaço e permitir um contato mais direto com a água, sem interferir significativamente na paisagem natural. Duas edificações compõem esse espaço: o salão das churrasqueiras e a piscina descoberta.
Próximo à borda do lago, existe um edifício com churrasqueiras e espaço para encontros. Atualmente, esse edifício encontra-se bastante deteriorado e requer atenção especial em relação à sua estrutura. O projeto mantém as características originais de implantação, uso e morfologia, mas atualiza a linguagem dos materiais e sistemas para recuperar a usabilidade do edifício, permitindo até três eventos simultâneos.
A área ao redor das churrasqueiras contempla usos externos, como parquinhos e quadras de esporte, além de melhorias na acessibilidade.
A área da piscina descoberta recebe uma intervenção completamente nova: ela é posicionada de frente para as águas do lago, e sua borda infinita se projeta suavemente a partir do perfil natural da topografia. A piscina possui um deck seco, um deck molhado, vestiários e um pequeno bar. Parte da piscina fica semi-enterrada na topografia, permitindo que sua cobertura seja caminhável e que a volumetria não obstrua as vistas para o lago.
No interior do lote, encontramos o conjunto de edifícios residenciais. Essas edificações foram projetadas para maximizar as vistas para o lago, a insolação e os espaços abertos das unidades habitacionais. Inspirada nas sinuosidades dos campos de golfe, a volumetria desses edifícios é escalonada, variando em altura ao longo do conjunto.
Apesar de os moradores terem acesso às instalações de lazer do clube, também foram disponibilizados espaços gourmet para locação pelos condôminos. Além disso, a implantação contínua do edifício cria algumas praças descobertas para a convivência condominial.
Uma das premissas do empreendimento era disponibilizar diferentes tipologias habitacionais aos futuros moradores, entre townhouses, duplexes, estúdios, apartamentos de um, dois ou três dormitórios, com ou sem terraço.
As fachadas são tratadas de maneira distintas entre edificações de permanência e as de passagem. A guarita e os vestiários, por exemplo, foram projetados com uma abordagem mais neutra, evitando o protagonismo que é reservado aos edifícios permanentes.
Por outro lado, as novas construções permanentes, como as torres residenciais e a hotelaria, compartilham uma linguagem arquitetônica similar. Os pavimentos se estendem além da volumetria, criando um anel suspenso sobre os terraços. Além disso, as fachadas laterais apresentam reentrâncias, formando sacadas que proporcionam um jogo de luz e sombra ao longo do dia.
Info
DESENVOLVEDOR | Privado
PROGRAMA | Complexo de Uso Misto
STATUS | Ideia
ANO | 2022 - 2023
ÁREA DO PROJETO | 72.510,70 m²
ÁREA DO TERRENO | 388.801,54 m²
Equipe
SÓCIO RESPONSÁVEL | Carolina Corrêa
LÍDER DE PROJETO | Bruna Ibrahim
ESPECIALISTAS | Carolina Souza Pinto, Cristiano Carneiro, Franco Miotto
ARQUITETURA | Bruna Ibrahim, Renan Reck, Carolina Corrêa, Luísa Comerlato, Luiza Pisoni, Caio Risso, Paulo Miotti